Tel: (+244) 937757987
Email: info@espmalanje.net

Mensagem do Director Geral

Bom dia / Boa tarde.

Sejam muito bem-vindos à Escola Superior Politécnica de Malanje!

Como Director Geral desta Instituição de Ensino Superior recebo-vos de braços abertos, no sentido de (em breves palavras) poder mostrar-vos quem somos, o que fazemos e como fazemos.

A Escola Superior Politécnica de Malanje (ESPM) é uma entidade pública, dotada de autonomia estatutária, científica, pedagógica, administrativa, patrimonial, financeira e institucional, cuja missão tripartida é direccionada, por um lado, ao ensino superior e, por outro, à investigação científica e à extensão à comunidade. Esta Instituição começou a funcionar em 2011, pelo que saíram já este ano os nossos primeiros licenciados, nos cursos de Pedagogia e Matemática. Actualmente leccionamos, para além destes dois cursos, também os cursos de Psicologia, Sociologia e, ainda, Gestão Hoteleira e Turismo, tendo a nossa Instituição dois turnos: o laboral que funciona diariamente das 07h00 às 12h25 e o pós-laboral das 17h30 às 22h25.

Temos, actualmente, um universo de 2389 alunos, sendo que 750 são no período laboral e 1639 no período pós-laboral, o que perfaz um rácio de 47 alunos/sala (período diurno) e 66 alunos/sala (período nocturno).

Assim, para conseguirmos formar os novos Quadros Superiores da Nação, nas áreas já referidas, contamos com uma estrutura organizativa encabeçada pela Direcção a que presido, a qual é constituída por 2 Directores Gerais-Adjuntos (um para a Área Académica e outro para a Científica) e, ainda, uma Secretária Geral. Depois, como Unidades Orgânicas, há a referir o Departamento de Estudos, Planeamento e Estatística; o Departamento Jurídico; o Departamento de Informação Científica e Documentação; o Departamento de Assuntos Académicos (vulgo DAAc); o Departamento de Administração e Gestão do Orçamento; o Departamento de Recursos Humanos; o Departamento de Investigação Cientifica e Pós-Graduação; o Departamento de Ciências Sociais e Humanas e o Departamento de Ciências Exactas, sendo estes dois últimos de Ensino.

E, assim, em poucas palavras, creio que pude dar-vos a conhecer um pouco melhor do que é a ESPM, esperando que possam visitar-nos em Malanje, pois juntos iremos construir uma Angola mais justa, mais solidária, mais próspera e, igualmente, mais acolhedora.

Francisco Jacucha

Director Geral da ESPM