Tel: (+244) 937757987
Email: info@espmalanje.net

História

A Escola Superior Politécnica de Malanje (ESPM) foi criada pelo Decreto n.º 07/09, de 12 de Maio, o qual instituiu a Universidade Lueji A’Nkonde (ULAN) como Instituição de Ensino Superior Público afecta à IV Região Académica de Angola, compreendendo as províncias da Lunda Norte (onde ficou instalada a Reitoria), Lunda Sul e Malange.

Concretamente em Malange, no ano de 2009 arrancou o Ensino Superior com a Faculdade de Medicina de Malange (FMM).

Em 2011 haveria de surgir nesta província a, então, designada Coordenação dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática, a qual funcionou no seu primeiro ano de existência no, então, Liceu Sagrada Esperança, partilhando as instalações com a FMM. Já em 2013, esta Coordenação haveria de dar lugar à, actual, Escola Superior Politécnica de Malange, com estatuto autonómico derivando da ULAN, directamente para o Ministério do Ensino Superior. De 2012 a 2014, a Instituição funcionou na Escola Amílcar Cabral, partilhando as instalações com esta Escola do 1.º Ciclo do Ensino Secundário. Já em 2015 a ESPM inaugurou instalações, cedidas pelo Governo Provincial de Malange, no Bairro da Voanvala, onde exerce as suas actividades.

Escola_amilcar_cabral
Escola Amílcar Cabral

O seu 1.º Director-Geral (Coordenador Geral) foi MSc. Jutema, acompanhado por MSc. Francisco Jacucha Kimbanda (como Coordenador-Adjunto para os Assuntos Académicos) e MSc. Infeliz Coxe (como Coordenador-Adjunto para os Assuntos Científicos). Actualmente a Equipa de Direcção é constituída por MSc. Francisco Jacucha Kimbanda (Director-Geral), MSc. Infeliz Coxe (Director-Adjunto para os Assuntos Científicos) e MSc. Filipe Kose (Director-Adjunto para os Assuntos Académicos).